cultura

Casa Museu Érico Veríssimo completa 50 anos em Cruz Alta

da redação


Foto: Prefeitura de Cruz Alta (Divulgação)

A Casa Museu Érico Veríssimo de Cruz Alta vai comemorar 50 anos neste sábado. O importante museu, criado em homenagem a um dos cruz-altenses mais ilustres, o escritor Érico Veríssimo, receberá um coquetel de comemoração nesta sexta.

Grupos de proteção aos animais promovem feira de adoção de gatos em Caçapava do Sul

Localizado nas esquinas das avenidas General Osório com General Câmara, no Centro Histórico de Cruz Alta, o museu é administrado pela prefeitura. Ao longo dos 50 anos, o local se tornou atração cultural e turística da cidade.

O coquetel ocorre a partir das 18h30min desta sexta. Durante o evento, haverá o lançamento do folder de divulgação do Museu, produzido pelo Designer Sandro Pinheiro Dias

O MUSEU
Local de nascimento do escritor Érico Veríssimo, o velho casarão é um dos prédios mais antigos da cidade, construído em 1883. Adquirido poucos anos depois de sua construção por Franklin Veríssimo, avô do escritor, permaneceu com a família até ser leiloado em 1930. Em 1968 a prefeitura de Cruz Alta comprou o prédio com o fim de fazer um museu em homenagem ao filho ilustre. No dia 19 de janeiro de 1969, a administração municipal inaugurou o museu, que primeiramente abrigava, além de acervo da vida e obra do escritor, também um acervo diversificado, com objetos do cotidiano histórico da cidade, material este que foi transferido para o Museu Municipal e Arquivo Histórico.

Artistas se reúnem para fazer show beneficente em prol das vítimas da enchente em São Gabriel

Tombado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico do Estado (IPHAE) em 1984, o prédio passou por restaurações nos anos de 1986, 1998 e entre 2005 e 2007. Em 1986, passou a funcionar também, a Fundação Érico Veríssimo. A Casa Museu Érico Veríssimo abriga um acervo composto por originais, fotografias, documentos e objetos do autor. Possui ainda um auditório para 50 pessoas, onde são recepcionados os grupos de turistas ou de escolas para uma prévia apresentação sobre a instituição e a vida e obra do escritor cruz-altense.

A Casa fica aberta de segunda à sexta das 8h às 14h, com exceções para agendamento prévio. Neste sábado, data comemorativa do local, o mesmo estará em funcionamento o dia todo.

O ESCRITOR
Érico Lopes Veríssimo nasceu em Cruz Alta, em 1905 e faleceu em Porto Alegre, em 1975. Concluiu o 1º grau (antigo ginásio) em Porto Alegre. De volta a sua cidade natal, empregou-se no comércio, foi bancário e sócio de uma farmácia. Em 1930, transferiu-se para Porto Alegre, onde, depois de trabalhar algum tempo como desenhista e de publicar alguns contos na imprensa local, empregou-se na Editora Globo como secretário do Departamento Editorial. Viajou duas vezes aos Estados Unidos, onde ministrou cursos de literatura brasileira.

OBRAS

  • Clarissa(1933);
  • Caminhos cruzados(1935);
  • Música ao longe(1935);
  • Um lugar ao sol(1936);
  • Olhai os lírios do campo(1938);
  • Saga(1940);
  • O resto é silêncio(1942);
  • O tempo e o vento: I - O continente(1948), II - O retrato(1951), III - O arquipélago(1961);
  • O senhor embaixador(1965);
  • O prisioneiro(1967); I
  • Incidente em Antares(1971).
  • Conto e novela: Fantoches(1932);
  • Noite(1942).
  • Memórias: Solo de clarineta I(1973);
  • Solo de clarineta II(1975).

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Mãe e filha de 3 anos são mantidas em cárcere privado Anterior

Mãe e filha de 3 anos são mantidas em cárcere privado

Condenado por tentativa de homicídio, jovem que fugiu outras 3 vezes da prisão é recapturado em Cruz Alta Próximo

Condenado por tentativa de homicídio, jovem que fugiu outras 3 vezes da prisão é recapturado em Cruz Alta

cruz alta